Sobre Roger Woolger

ROGER J. WOOLGER, PH.D 1944 – 2011

Era um Junguiano, da psicologia analítica, terapeuta de regressão e professor, com diploma em Psicologia, Religião e Filosofia da Universidade de Oxford e Londres. Formou-se como psicólogo analítico no Instituto de C. G. Jung, em Zurique. Nascido em Inglaterra, Roger viveu e ensinou psicologia Junguiana e Transpessoal, assim como religião comparativa, em Inglaterra e América do Norte. Foi também professor convidado no Colégio Vassar, onde deu palestras no Memorial de Mary Mellon em 1988, na Universidade de Vermont (1975) e Universidade Concordia (1979 e 1980). Roger conduziu workshops no Open Centre de Nova Iorque, Instituto Omega e num grande número de conferências internacionais.

Roger era um psicoterapeuta e professor talentoso que tinha a habilidade de oferecer às pessoas experiências profundas e transformativas, com uma grande compaixão e criando uma atmosfera de conforto e segurança. Tinha também o dom de iluminar o caminho espiritual das pessoas ao seu redor, ensinando com humor através da poesia, da música, da história e da meditação.

O primeiro livro de Roger Woolger, “As Várias Vidas da Alma” (1987), é uma síntese inovadora da psicologia profunda de Jung, trabalho corporal, psicologia do Yoga, psicodrama e princípios da meditação. Trouxe a terapia de regressão para fora dos conceitos estreitos da hipnoterapia e psicanálise, dando-lhe personificação e experiências vividas, através de trabalho de expressão corporal e psicodrama. Enraíza-se nos conceitos de Yoga do corpo e do shamanismo, segundo ensinamentos Tibetanos sobre a morte e a transição por vários bardo, ou estados intermédios. O método de Roger foi uma enorme contribuição para a psicoterapia transpessoal.

“As Várias Vidas da Alma” (1987) é um dos seus trabalhos mais influenciadores no campo da terapia de regressão, tendo já sido traduzido em Alemão, Holandês, Espanhol, Português, Francês, Italiano e Japonês. Versões mais populares do seu trabalho são: “Curando Vidas Passadas: A Exploração das Muitas Vidas da Alma” (2004) e “Regresso Eterno” (Audio-book, 2002). Uma apresentação definitiva do seu trabalho foi publicada no texto original em Regression Therapy: A Handbook for Professionals de Winafred Blake Lucas (1993), onde ele integra um dos capítulos, em Transpersonal Psychotherapy. (ed) Seymour Boorstein, CA, 1996.

Durante a última década, o trabalho de Roger continuou a evoluir para uma ferramenta grandemente original no campo da psicoterapia, chamada de Deep Memory Process®.  Ele discutiu e demonstrou o seu trabalho nas televisões Norte-Americanas, Canadenses e Italianas e em 2011 apareceu no canal PBS Special, dos Estados Unidos.

Roger iniciou os programas de cursos em DMP para terapeutas na Inglaterra, América do Norte, Portugal, Austrália, Turquia, Grécia, Holanda, Brasil e Roménia. No Brasil, em 1996, ele foi eleito o principal palestrante na Conferência Internacional de Psicologia Transpessoal, em Manaus, dirigido por Stanislav Grof. Apresentou também o Primeiro Congresso Mundial de Terapia de Regressão, em 2003 na Holanda, e o Terceiro Congresso Mundial, em 2008 no Rio de Janeiro. Roger foi também uma importante presença no primeiro Congresso Brasileiro Transpessoal (ALUBRAT), em 2002 em Lindoya, na sua terceira edição em 2003, em Lisboa, e sexta edução em 2010, em Lindoya.

Roger Woolger foi um professor conceituado na Inglaterra, tendo participado, em 1966, na série televisiva do Canal 4 “Transformations”, entre outros programas. Em 1997, deu uma palestra notória em The Presence of Other Worlds in Psychotherapy and Healing, no Beyong the Brain Conference, patrocinado pelo Instituto British Scientific and Medical Network e Institute for Noetic Sciences (Califórnia), dirigido no Colégio St. John, Universidade de Cambridge. Nesta palestra revelou os frutos do seu trabalho ao longo da vida em filosofia perene e tradições místicas de Cristianismo e Sufismo, onde foi refletida a sua prática na psicoterapia como a primeira a moldar os princípios da meditação Budista e do misticismo de Simone Weil. A palestra foi, então, publicada no Thinking Beyong the Brain, editado por David Lorimer, e mais tarde traduzida para Português e Alemão.

 Em 2004, numa conferência patrocinada pelo Royal College of Psychiatrists chamada Beyond Death: Does Consciousness Survive?, foi palestrante com o tema “Beyond Death: Transition and the Afterlife”.

Em 2004, Roger recebeu Malidona Somé numa conferência muito aclamada em Vozes dos Antepassados, em Londres. Em 2005, numa conferência igualmente popular de nome “Mary Magdalene: Priestess, Apostle or Goddess?”, recebeu Susan Haskins, Tim Freke, Lynn Picknett, Anne Baring  e Caitlin Matthews.

Em 2005 e 2006, Roger ofereceu muitos seminários perto de Oxford, de nome “Místicos, Gnósticos, Psíquicos e Shamânicos”, assim como um seminário original sobre C.G. Jung em “Search of the Self and the Hidden Christ”. Em 2007 e 2008 deu uma palestra muito aclamada no seminário “Mystical Body, Man of Light: The Lost Secret of the Cosmic Christ to the Oxford Jupiter Trust and the Canonbury Centre for Masonic Studies”.

Entre 2006 e 2008, Roger ajudou a formar a Associação Internacional Deep Memory Process (IDMA), organizando um grande número de conferências internacionais de Cura Espiritual, como Regression and Shamanism (Portugal, 2006), War and Human Memory: Soul Loss and Lost Souls (Austria, 2007), Exile and the Longing to Return (Ireland, 2008) e The Sacred Marriage of Body and Spirit (France, 2009).

Em Abril de 2008, Roger abriu em Salvador (Baía) e Brasília o “Instituto Woolger da Psique e Tradições Espirituais”, onde foi professor por dois extensos seminários com o tema Jung: in Search of the Soul & the Hidden Christ and Mystics, Gnostics, Psychics and Shamans.

Na primavera de 2009, inaugurou o Institute for Psyche and Spiritual Studies, em Londres, e apresentou “The Mystical Marriage of the Soul” com o analítico Junguiano e autor Anne Baring. No outono de 2009, o Instituto organizou a conferência “Jung, Goethe and the Politics of the Spirit”, com Paul Bishop (Ph.D.) e Leon Schlamm (Ph.D).

Roger ensinou, também, literatura, publicou artigos sobre sonhos e meditação e organizou seminários sobre Fellini, Bergman e Cocteau. Direccionou também dois festivais de mini-filmes em Salvador e Brasília, em 2010, sobre Jung e Fellini. Em anos anteriores, foi um ator amador de Shakespeare e professor de literatura. O seu popular segundo livro, The Goddess Within (Ballantine, 1989) escrito com Jennifer Barker, é uma exploração profunda da psicologia feminina, baseada nos mitos, conflitos e feridas das Deusas Gregas, onde colocou o seu conhecimento sobre psicologia junguiana, história da religião e revisão histórica do feminismo. Este livro fez muito sucesso nos Estados Unidos, na Alemanha e no Brasil.

Roger teve uma vida rodeada de vários interesses, como a Lenda de Graal e espiritualidade esotérica e medieval da Europa, o que o levou a concluir diversas rotas extraordinárias a lugares sagrados no Sul de França, Trovador, Cátaro, Black Madonnas e Magdalene, entre outros. A sua palestra em The Holy Grail, Healing the Sexual Wound, no Western Psyche, foi publicada em CD, em 2010.